CAPACIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA E O NOVO MARCO REGULATÓRIO DO SETOR DE SANEAMENTO

O setor de saneamento vem passando, nos últimos meses, por período de intensas transformações, com vistas a incrementar a qualidade dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, bem como viabilizar à universalização de serviços tão essenciais, com efeitos positivos sobre a qualidade de vida das pessoas e preservação de recursos naturais finitos e indispensáveis à sobrevivência de nossa sociedade. Exemplo dessas transformações é a recente publicação do Decreto nº 10.710, que trata da capacidade econômico-financeira dos prestadores de serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário para cumprir e viabilizar a universalização dos serviços na área licitada ou de operação até 2033, nos termos do art. 11-B da 11.445/2007.

Nesse contexto, o curso “Capacidade Econômico-Financeira e o Novo Marco Regulatório do Setor de Saneamento” trata da metodologia para comprovação da capacidade econômico-financeira dos prestadores de serviços públicos de abastecimento de água ou de esgotamento sanitário, possibilitando aos participantes a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos nos diferentes elementos da metodologia apresentada pelo citado decreto, tanto por meio da discussão dos conceitos relevantes para a compreensão metodologia, quanto por meio da resolução de casos práticos.

Considerando que o processo de comprovação de capacidade econômico-financeira deverá estar concluído até 31 de março de 2022, o curso ora proposto representa uma oportunidade de capacitação tempestiva para reguladores e prestadores dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.

Matérias do Curso

Conheça os temas abordados

Carga Horária

1 dia (9-18 horas)

Metodologia

EM BREVE

Data

NOVA DATA EM BREVE

Para quem é o curso

Gestores de empresas e autarquias prestadoras dos serviços de saneamento básico, dirigentes e equipes técnicas de entidades reguladoras, servidores do Poder Concedente de Tribunais de Contas, e investidores no setor.

Programa

Cronograma completo

9h00-9h15 – Apresentação do Curso

9h15-10h45 – Capacidade econômico-financeira de prestadores de serviços públicos concedidos

Conceito; Experiência nacional e internacional; Formas de avaliação (Dados/demonstrações contábeis; Indicadores; Documentação comprobatória de caráter, colaterais, condições e capacidade); Capacidade e viabilidade econômico-financeira – diferenciação e relação.

10h45-11h00 – Intervalo

11h00-12h30 –  Dimensão legal da capacidade econômico-financeira.

Contratos administrativos e capacidade econômico-financeira; Lei de licitações (Lei nº 8.666/1993 e Lei nº 14.133/2021); Lei de Concessões (Lei nº 8.987/1995) e Lei das PPPs (Lei nº 11.079/2004); Lei nº 11.445/2007 e Lei nº 14.026/2020; Decreto nº 10.710/2021.

12h30-14h00 – Intervalo

14h00-15h30 – Comprovação da Capacidade econômico-financeira no setor de água e esgotos.

Antecedentes; Decreto nº 10.710/2021 – estrutura e requisitos (Indicadores e valores mínimos; Viabilidade e suas premissas; Plano de Captação; Faseamento e regionalização); Roteiro de aplicação; Exercícios práticos.

15h30-15h45 – Intervalo

15h45-17h45 – Comprovação da Capacidade Econômico-Financeira e Desafios do Decreto nº 10.710/2021

Prazos; Pontos indefinidos;  Papel e capacidade das Agências Reguladoras; Recomendações práticas.

17h45-18h00 – Conclusões do Curso

Professores

Conheça os professores
3

Rui Cunha Marques

Professor Catedrático da Universidade de Lisboa. B.Sc, M.Sc, Ph.D, Pós-doc, Catedrático, possui experiência em diversas áreas de conhecimento (engenharia, hidráulica e saneamento, economia e regulação e direito público). É Professor Catedrático na Universidade de Lisboa, em Portugal. Tanto o doutoramento como o mestrado foram focados em regulação institucional e econômica do setor da água. Tem lecionado em diversas universidades em vários países, incluindo no Brasil e concebido variados programas letivos tanto de curta direção como de longa duração na área da regulação, contratualização e gestão de serviços de água e saneamento.

5

Mario Monteiro

Economia pela Universidade Federal do Ceará (1984), mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2001) e Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2015). Atualmente é Coordenador Econômico-Tarifário de Agência Reguladora e professor adjunto da Universidade de Fortaleza.

Wladimir

Wladimir Ribeiro

Sócio do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques – Sociedade de Advogados. Graudado em Direito pela Universidade de São Paulo e mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra. Foi consultor do Governo Federal brasileiro na elaboração da Lei de Consórcios Públicos, da Lei Nacional de Saneamento Básico e da Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Prestou consultoria para a ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico na elaboração da Norma de Referência nº 1, sobre a remuneração pela prestação dos serviços públicos de manejo de resíduos sólidos urbanos e, atualmente, atua na modelagem de concessões e no apoio à entidades reguladoras e, ainda, a prestadores públicos e privados dos serviços públicos de saneamento básico em razão da Lei 14.026/2020 (“Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico”).

Investimento

Valores e descontos

Será concedido desconto de 5% para 2 inscrições por instituição e desconto de 10% para 3 ou mais inscrições por instituição.

As inscrições só serão confirmadas após o pagamento, que terá de ser efetuado até o início do curso.

Formas de pagamento: PIX/TED/DOC.

Valor do investimento: R$2.000,00

Certificado

Os participantes do curso receberão o Certificado RPG&REINFRA

Deixe seu contato

Para mais informações, preencha o formulário e entraremos em contato o mais breve possível

Enviar

Imagens retiradas de outros cursos e palestras.